quarta-feira, 29 de setembro de 2010

OLHA QUEM ESTÁ FALANDO!

Confesso que sou um pouco atrasado para as coisas que acontecem na internet. Principalmente quando se trata de pessoas querendo aparecer, ou como profetizou Andy Warhol, ter seus quinze minutos de fama (no caso do objeto desse texto, infâmia). Não, não estou me referindo às popozudas, anões em chamas, entre outras aberrações. Falo de Felipe Neto.

Conheci esse sujeito através dos meus alunos dos terceiros anos, nos semináros sobre política. Dois grupos diferentes passaram  o mesmo vídeo em que o supracitado cidadão desferia petardos contra tudo e contra todos. Eu quase não acreditei (sou tão ingênuo) quando vi os alunos caindo na gargalhada e achando aqueles palavrões contra o sistema o máximo.

Não quero aqui criticar as caras e bocas, os trejeitos ou qualquer recurso estilístico do Felipe Neto. O que me preocupa é que a linguagem vazia, o discurso fácil e a enganação por ele demonstrada atrai a atenção dos jovens que passam a pensar que nada presta, que está tudo errado e que sempre existe um só culpado pelos problemas que o país apresenta.

Numa certa altura do vídeo, o seu apresentador diz que não tem candidato a presidente e faz uma gozação rasteira sobre os candidatos, caricaturizando-os (mais risos nessa hora). Hoje, para minha surpresa (de novo a ingenuidade!) , Felipe Neto posta em seu Twitter que sua candidata é a Marina Silva (PV) porque ela tem o melhor programa de governo. Isso soou tão falso e interesseiro que só comprovou a ideia que eu tinha a respeito dele. Mas os jovens, a julgar pela popularidade do vídeo, não pensam assim.

Se olharmos mais atentamente as atitudes, o discurso estéril e débil dessa pessoa veremos que ele não está muito longe de nossos piores políticos. Assim, continuamos a valorizar a aparência em detrimento do conteúdo. Enquanto isso acontecer, nada ou pouca coisa irá mudar.

Abs.. e por favor, comentem este post.

COM OUTRAS PALAVRAS..

Vieram me perguntar que o final do texto do meu último post estava confuso. Confesso que também achei, mas sabe quando as ideias não entram em sintonia?

Enfim, acho que (as vezes é bom não ter certeza das coisas) estava querendo dizer para tomarmos consciência da situação, não deixar a mídia(travestida de virgem maria) fazer nossa cabeça.

Bom, sei lá. Tirem suas próprias conclusões.

Abs

terça-feira, 28 de setembro de 2010

FALSA LIBERDADE.

Reta final das eleições 2010. O cenário até aqui é de amplo domínio da candidata governista (Dilma) sobre seus rivais diretos, Serra e Marina. Calma, não quis dizer que o domínio é devido às melhores ideias e projetos, mas sim a uma bem feita estrutura de marketing que ligou a candidata petista ao político brasileiro mais popular do século XXI: Lula.

E para combater esse jogo midiático nada melhor do que a própria mídia. Nesse último mês de campanha choveram denúncias (muitas com fundamentos) sobre corrupção e afins nas esferas mais poderosas do governo: a Casa Civil e a Receita Federal. A mídia, investida então de um espírito imparcial e democrático, nunca antes visto na história deste país, bombardeou a população com os últimos acontecimentos palacianos.

Foram nada menos do que oito ou mais capas da revista Veja detonando o Partido dos Trabalhadores (PT) e seus integrantes. Ainda assim, reclamavam que o governo estaria planejando medidas que limitassem a ação da imprensa.

Antes que me atirem pedras, não estou defendendo o PT e a corrupção, muito menos o cerceamento da liberdade de expressão. Mas não é muito curioso, que justo na reta final de campanha essas denúncias terem ido à baila? Ou vai me dizer que os casos apresentados são recentes? Ou que só no governo federal existe a corrupção?  

Por qual motivo a Veja e demais veículos de comunicação escondem os aliados dos outros adversários da candidata Dilma? O maior partido aliado do PSDB é o DEM (Arena, PDS, PFL) partido comprometido com a DITADURA MILITAR no passado e com a desgraça na qual o Brasil foi submetido nas primeiras décadas da NOVA REPÙBLICA.  A verdade é que estão todos misturados, farinha do mesmo saco.

E se não deu para votar no melhor, se não conseguiu vender o seu voto, ou se você está pouco se lixando para os mais necessitados, não se preocupe. Eleição é melhor do que Copa do Mundo, tem uma de dois em dois anos.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

MENOS IMPOSTOS JÁ!


Temos no Brasil uma infinidade de impostos e suas siglas indecifráveis (Como o espaço aqui é curto colocarei um link no final com os principais). E na maioria das vezes conhecemos apenas uma pequena parte deles: Imposto de Renda. IPTU, IPVA,INSS e por aí vai. Pior ainda é não termos controle sobre o destino de nosso dinheiro, afinal não da para confiar nos TCU's.

O número de casos de abusos praticados por nossos governantes, independente da sigla partidária, é gicantesco. Estima-se que no Brasil de cada R$3,0 arrecadados, R$1,0 é desviado de seu destino final.Ainda assim, o dinheiro que chega acaba sendo utilizado de maneira equivocada, seja para obras inúteis ou tão faraônicas, que nunca ficam prontas (ALÔ Coser).

Para piorar a situação, parte considerável da população brasileira compra planos privados de saúde, de segurança e paga mensalidades de escolas particulares para seus filhos. Talvez, por aceitarmos tão facilmente que os serviços públicos são ruins por natureza, acabamos tendo uma atitude acrítica frente a essa realidade.

Então chego no ponto central do meu comentário: a nossa passividade diante dessa questão. Se pagar impostos é um dos deveres mais importantes do cidadão e o que permite o Estado cuidar de seu povo, cobrar o uso correto do nosso dinheiro deveria estar no topo da nossa lista de ações cidadãs. Deveríamos prestar atenção na maneira do Estado em nos cobrar os tributos atrasados como sequestro de bens e  multas pesadas  então daríamos o troco, e seguiríamos um dos conselhos de Gandhi: A desobediência civil.

Mas como o conselho acima é muito difícil de ser seguido, proponho aproveitar este momento de maior aproximação dos políticos (que mais parecem o cometa Halley) com seus eleitores, e  intimá-los a dar explicações de como usaram nosso dinheiro nesses últimos quatro anos.

E, quem sabe, com um pouquinho mais de sorte, conseguiremos cobrar nossos distintos empregados durante todo o seu mandato.

Ps: Aqui está a lista de impostos. Será que conhecem todos? Aguardo comentários. Abs...

terça-feira, 21 de setembro de 2010

ESTAVA PREVISTO.

O texto anterior foi motivado em parte também pelo episódio do jogador do Santos, Neymar. Acabo de ler que o técnico santista, Dorival Junior, foi demitido por se recusar a reintegrar o jogador na partida contra o Corinthians.

Assim, a diretoria santista( e seu pai)  prefere passar a mão na cabeça de seu mais importante jogador $$$$, do que ensiná-lo a respeitar seus companheiros e chefes. Como bem disse um outro técnico, Renê Simões, "Estão criando um monstro". Tal qual fazemos com nossos jovens.

Abs..

SER REBELDE SEM PERDER O RESPEITO.

A adolescência costuma ser uma fase típica de agitação e contestação. Todos os valores ensinados e pregados por nossos pais e pela sociedade(escola, governo, leis, Igreja) são considerados muitas vezes ultrapassados e caretas. Assim, os valores do  grupo, da galera, da turma, da tribo, ou seja lá qual nome tenha o coletivo de adolescentes, é mais valorizado e seguido à risca do que dizem pais e professores.

E é fácil comprovar essa situação, basta entrar numa sala de aula de adolescentes entre 13 e 18 anos e perceber o desrespeito às normas, aos professores, funcionários, ao patrimônio da escola etc. Para os estudiosos da educação e também da psicologia do comportamento a fonte dessa transgressão estaria na falta de limites que a família deveria estabelecer com seus filhos. Mas quais as causas para tal comportamento?

Bom, para começar,  com a advento do capitalismo, não só as relações econômicas mudaram. As familiares também sofreram impacto desse novo sistema econômico. As mulheres começaram a trabalhar fora de casa(ampliando sua jornada) e os filhos, à medida em que essa situação aumentava, ficaram cada vez mais sozinhos. Outra causa possível é a mudança na forma da família se constituir. Hoje é cada vez mais comum mães solteiras, que tendo que trabalhar muitas horas por dia para sustentarem as crianças, terem que deixar a educação de seus filhos de lado. Resultado, crescem mimados e sem ninguém com coragem para dizer-lhes o NÃO ( a afetividade acaba sendo trocada pelo brinquedo ou qualquer outra vontade).

Não podia deixar de citar também a escola. Sabemos bem que seu papel anda cada dia mais confuso. Há uma indefinição em relação ao seu papel. Enquanto uns defendem o conteudismo, outros defendem uma escola voltada para a formação do cidadão. No meio desse fogo cruzado, a aluno sente-se perdido. Daí, não ser difícil imaginar que situações de tensão entre o corpo docente e o discente aconteçam.

Para terminar essa lista de causa/efeito, a sociedade em que vivemos hoje também se torna uma vilã na formação de nossos jovens. A a complascência do Estado com os infratores(sejam adolescentes, adultos ou ricos{porque o pobre é quase sempre punido!!}) e principalmente a corrupção que faz sangrar o dinheiro dos impostos, que tanto fazem falta para uma melhor qualidade de vida da população acabam dando a ideia de que, não existam mesmo limites.

Mas como então tentar resolver esse problema? A resposta não é tão simples, mas creio que podemos começar com uma maior participação da família na vida escolar do filho. Assim, a escola teria que apresentar respostas melhores sobre o desempenho de seus alunos e talvez aumente a qualidade do ensino. Por fim, o Estado tem que dar sua contribuição começando pelo simples gesto de cumprir INTEGRALMENTE o que diz o texto de su Constituição.

PS: Comentem o texto. Se quiserem , levem a discussão para a sala de aula. Abs


sexta-feira, 17 de setembro de 2010

ONDE ESTÁ A VELHA REBELDIA DO ROCK AND ROLL? (OU, I WISH YOU WERE HERE)

Ontem a noite passou na tv o VMB, evento que reúne os destaques musicais do Brasil no ano. Pelo menos é isso que parecia. Confesso que não vi tudo. Na verdade a galera no twitter dava conta de me atualizar do que estava acontecendo.
Bom, pelo pouco que vi e muito do que li no twitter, o cenário do rock nacional está de mal a pior. Tudo muito pasteurizado, uma linguagem artística que não precisamos nos esforçar muito pra entender ou que não nos exija tanto.
Não quero bancar o saudosista barato. Sei, como professor de história, que "todo passado é homérico", mas sinceramente falta algo que nos sobrava nos ano 70, 80 e até meados dos 90. Nós tinhamos grandes desafios pela frente.
Estávamos, aqui no Brasil, lutando contra a Ditadura Militar e toda a gama de violência e censura que ela provocava. Depois, com a liberdade garantida, descortinava-se um novo país. E não era muito bonito o que podia se ver. Décadas de regime ditatorial e  nos tornamos um país miserável e injusto.
Nesse ambiente hostil, a criatividade, a irreverência e um certo espírito contestador marcaram a nossa música e principalmente o rock.
Votamos pela primeira vez em muito tempo para presidente. Puxa! Quase elegemos o verdadeiro presidente operário.Nessa leva surgiram bandas que nos deram alguma esperança que o Brasil poderia ser o tal "país do futuro".
Porém em 91/92 um episódio  colocava em risco nossos frágeis primeiros passos de nação democrática: O escândalo Collor de Melo/Pc Farias. E foi a juventude que logo se levantou com sua alegria e crítica mordaz, nas músicas e passeatas, contra a corrupção e pela democracia.
Mas como num passe de mágica, como num show no qual a banda favorita da gente não volta para um bis, tudo perdeu o sentido, fomos nos acomodando ou será envelhecendo? Tudo parece ter ficado mais do mesmo.
Agora, surge uma nova geração que possui computadores, internet, celulares multimídias enfim, todo o arsenal para levar sua insatisfação típica da juventude aos quatro cantos do mundo. Contudo, quis o destino(?) que essa geração jogasse fora todo o trabalho de "limpar o terreno" que nós tivemos.
Fico aqui aguardando, não de braços cruzados, um sopro de vigor na música brasileira que nos liberte do estado de letargia profunda em que a maioria de nós vive. Enquanto isso não acontece, vou ouvindo o meu velho e bom Rock and Roll.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

EXISTE SUCESSO NA EDUCAÇÃO SEM ESFORÇO?

Final de mais um trimestre. Hora dos alunos pegarem o resultado de seus esforços. Na educação brasileira esse esforço é traduzido tradicionalmente em uma nota, ou seja, em um resultado quantitativo.

Porém, o que a maioria dos estudantes desconhece(ou não percebe) é que nessa nota podem estar ocultas outras habilidades muito mais importantes que não apenas a mera decoreba de conceitos e fórmulas.

Assim, o conceito qualitativo é definido pela capacidade de leitura, vocabulário, escrita, oralidade, organização, disciplina e responsabilidade do aluno com sua educação. Nota-se que para os melhores alunos "gostar" ou não de uma determinada matéria é secundário. Define uma profissão ou aptidão, mas não é medida de seu esforço.

Em recente reportagem publicada no jornal A Gazeta, um professor de Engenharia Eletrônica da USP disse que uma das coisas que mais o surpreendeu nos estudantes brasileiros foi a falta de disciplina. Alunos que chegam atrasados e não veem problema nenhum.

Então somados os conceitos qualitativos e quantitativos percebe-se uma nota final ruím de nossos alunos. Claro que professores ruíns e despreparados existem aos montes, mas não podem ser a única razão para o fracasso escolar. Creio que a falta de uma visão mais concreta sobre a importância do estudo(mesmo que se dê a médio/longo prazo)ainda está longe de acontecer.

Abs...

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

TIRO N'ÁGUA.

Faz uma pouco mais de uma semana que o candidato José(ZÉ)Serra está bombardeando a candidata do PT, Dilma. Hoje saiu no Jornal Nacional mais uma pesquisa Datafolha/Globo.

Bom, como já era esperado, os ataques não surtiram efeito nenhum. Pelo contrário, até fizeram o candidato do PSDB cair um ponto percentual.

O interessante é notar que tanto os sites da Folha de SP e Globo.com não mostraram a evolução/involução dos candidatos.

Abs..

POR UM BRASIL MELHOR: DIREITOS IGUAIS PARA TODOS


Imagem retirada do blog:http://projetodiferencas.blogspot.com
Uma das bases fundamentais dos direitos humanos é o princípio que todos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. Discriminação e perseguição com base na etnia, na orientação sexual, no credo ou qualquer outra forma que diferencie as pessoas são claras violações desse princípio.

Apesar da Constituição brasileira de 1988 garantir esses direitos universais, uma “minoria” ainda luta para ser reconhecida. Quando, em maio do ano passado, o governo federal lançou o
o Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) parecia que finalmente a igualdade de direitos seria alcançada. Esse plano é composto por 51 diretrizes, que devem ser transformadas em políticas de Estado. Entre elas estão a legalização do direito de adoção dos casais que vivem em parceria homoafetiva e o reconhecimento dos direitos civis de casais homossexuais.

Infelizmente, até o presente momento, o projeto ainda tramita na Câmara Federal. Para piorar, os políticos não se comprometem publicamente com a causa por temerem perder seus eleitores. Essa questão torna-se ainda mais dramática quando entra o lado religioso. A luta das Igrejas Católica, Evangélica e Protestante contra os homossexuais encontram ecos em todos os setores da sociedade. Apesar de algumas pesquisas apontarem uma queda no preconceito contra os homossexuais, também mostram que ele está longe de acabar. E a escola, lugar onde teoricamente deveria existir um maior espaço para a quebra de barreiras, sejam sexuais, econômicas ou sociais ainda é espaço reprodutor de um pensamento homofóbico. Prova disso são os crescentes casos de bullyng(termo em inglês para designar brincadeiras de cunho discriminatório e violento) entre os alunos.

Por fim, mesmo com boa parte da sociedade brasileira remando contra, a luta pelos DIREITOS CIVIS continua. Assim, para que o fim da desigualdade (seja ela qual for) entre os cidadãos triunfe é necessária a participação não somente entre os envolvidos diretamente, mas de TODOS aqueles que desejam uma democracia plena, verdadeira e uma sociedade realmente mais justa.

Abs..

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

CHORO DE PERDEDOR?

As últimas propagandas do candidato tucano à presidência, Jos(Z)é Serra, não mostram suas propostas,mas sim ataques à sua adversária direta nas eleições.

Em outra frente de batalha, a revista Veja tem feito seguidas matérias contra o PT. Inclusive chega a citar que uma de suas reportagens baseia-se numa obra "politicamente neutra".

O que eu queria saber mesmo é se esses ataques estão surtindo o efeito esperado.

A bola está com vocês, comentem

PARABÉNS VITÓRIA!!!

Parar comemorar os 459 anos da nossa querida cidade (problemas, qual cidade não tem?) deixo aqui uma das minhas paisagens favoritas da ilha.

Aproveito para convidar o amigo leitor para deixar sua foto,com comentário, aqui também.

Vista da avenida Beira mar, Penedo ao fundo
Abs..

terça-feira, 7 de setembro de 2010

O GRITO QUE NÃO FOI OUVIDO*

Talvez ainda exista quem ensine que a Independência foi feita naquele gesto simbólico de D.Pedro I, às margens do riacho Ipiranga, mas a verdade é que esta parte da nossa História está longe de ser resumida nesse ato. E como sempre digo nas minhas aulas sobre a Independência, a própria cena de D.Pedro I levantando sua espada e bradando contra Portugal só passou a existir muitas décadas depois.

Para além dessa discussão, da data oficial/real da Independência, mais importante é refletir sobre os efeitos dessa emancipação, principalmente sobre seu alcance. Ela não foi feita para todos. Uma prova é a continuação do sistema escravista por mais 66 anos! Hoje, passados 188 anos do nosso nascimento como país, é difícil ainda visualizar um país pleno. Temos milhões de "irmãos" vivendo na miséria, um poder democrático dividido somente entre uma elite(mesmo com um presidente ex-operário), a corrupação que suga 1/3 dos nossos impostos, e um cenário político internacional que ainda nos vê como piada.

Assim, mais do que o desfile "cívico" do sete de setembro, hoje é dia de refletir sobre os caminhos que nossa Pátria está tomando.

* título original publicado na Revista de História da Biblioteca Nacional, nº 48, set/09.
Para saber mais:

http://www.revistadehistoria.com.br/v2/home/?go=detalhe&id=2594

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

FERIADÃO

Galera, vou estar de mini-férias. Só volto quarta-feira 08/09.

Bom descanso a todos..

Obs: Se acontecer algum fato muito importante, tentarei comentar aqui..

TESTE SEUS CONHECIMENTOS SOBRE FIDEL CASTRO

Clic no link abaixo e teste seus conhecimentos sobre Fidel Castro..depois comente o resultado.

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/09/fidel-castro-pronuncia-discurso-ante-multidao-pela-primeira-vez-em-4-anos-1.html

abs..

ELE ESTÁ DE VOLTA

Fidel Castro, eterno comandante (ditador) de Cuba, está de volta.  Apareceu num discurso (novidade), para estudantes, sobre a armas atômicas. O interessante da foto é notar que Fidel já não ostenta mais sua vestimenta tradicional com as medalhas, embora o verde militar ainda esteja presente.

Creio que vale a pena olhar com um pouco mais de carinho a história cubana. Sem dúvida, o grande charme das ideias comunistas veio não só da crítica ao sistema capitalista. Fidel e Che contribuíram com seu carisma para toda uma geração que sonhava, e lutava, por dias melhores.
Pena que a luta de Fidel tenha se perdido.  A chance de expandir as conquistas cubanas para o resto da América foi engolida pelo que o comunismo tinha de pior: o totalitarismo. Preferiu se fechar, como de praxe nos sistemas comunistas. Hoje, tudo o que Cuba conquistou na educação, na saúde, nos esportes e, principalmente, em ser exemplo para um futuro mais justo para todos está virando, cada dia que passa, apenas lembranças de tempos quase perfeitos.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

SÓ PRA QUEIMAR MINHA LÍNGUA

Eu aqui "comemorando" a cassação do registro de dois tubarões da política (post anterior) e me deparo com a notícia que o candidato a deputado federal (mais uma vez), Sarney Filho, escapa da Lei Ficha Limpa.

Triste Brasil..

LEI FICHA LIMPA COMEÇA A SURTIR EFEITO.

Os candidatos começam a ter seus pedidos de registros cassados. No ES, José Carlos Gratz, que até então aparecia no horário eleitoral gratuito, e em Brasília,Joaquim Roriz .

O poder judiciário está atento, apesar de nem sempre dar o exemplo de conduta que deveria(ver caso dos juízes capixabas e de outros estados) assim mesmo, já é um início. Agora, falta a população fazer a sua parte e dizer NÃO, nas urnas, para os maus políticos.

Abs..