sexta-feira, 3 de setembro de 2010

ELE ESTÁ DE VOLTA

Fidel Castro, eterno comandante (ditador) de Cuba, está de volta.  Apareceu num discurso (novidade), para estudantes, sobre a armas atômicas. O interessante da foto é notar que Fidel já não ostenta mais sua vestimenta tradicional com as medalhas, embora o verde militar ainda esteja presente.

Creio que vale a pena olhar com um pouco mais de carinho a história cubana. Sem dúvida, o grande charme das ideias comunistas veio não só da crítica ao sistema capitalista. Fidel e Che contribuíram com seu carisma para toda uma geração que sonhava, e lutava, por dias melhores.
Pena que a luta de Fidel tenha se perdido.  A chance de expandir as conquistas cubanas para o resto da América foi engolida pelo que o comunismo tinha de pior: o totalitarismo. Preferiu se fechar, como de praxe nos sistemas comunistas. Hoje, tudo o que Cuba conquistou na educação, na saúde, nos esportes e, principalmente, em ser exemplo para um futuro mais justo para todos está virando, cada dia que passa, apenas lembranças de tempos quase perfeitos.

3 comentários: