Confesso que sou um pouco atrasado para as coisas que acontecem na internet. Principalmente quando se trata de pessoas querendo aparecer, ou como profetizou Andy Warhol, ter seus quinze minutos de fama (no caso do objeto desse texto, infâmia). Não, não estou me referindo às popozudas, anões em chamas, entre outras aberrações. Falo de Felipe Neto.
Conheci esse sujeito através dos meus alunos dos terceiros anos, nos semináros sobre política. Dois grupos diferentes passaram o mesmo vídeo em que o supracitado cidadão desferia petardos contra tudo e contra todos. Eu quase não acreditei (sou tão ingênuo) quando vi os alunos caindo na gargalhada e achando aqueles palavrões contra o sistema o máximo.
Não quero aqui criticar as caras e bocas, os trejeitos ou qualquer recurso estilístico do Felipe Neto. O que me preocupa é que a linguagem vazia, o discurso fácil e a enganação por ele demonstrada atrai a atenção dos jovens que passam a pensar que nada presta, que está tudo errado e que sempre existe um só culpado pelos problemas que o país apresenta.
Numa certa altura do vídeo, o seu apresentador diz que não tem candidato a presidente e faz uma gozação rasteira sobre os candidatos, caricaturizando-os (mais risos nessa hora). Hoje, para minha surpresa (de novo a ingenuidade!) , Felipe Neto posta em seu Twitter que sua candidata é a Marina Silva (PV) porque ela tem o melhor programa de governo. Isso soou tão falso e interesseiro que só comprovou a ideia que eu tinha a respeito dele. Mas os jovens, a julgar pela popularidade do vídeo, não pensam assim.
Se olharmos mais atentamente as atitudes, o discurso estéril e débil dessa pessoa veremos que ele não está muito longe de nossos piores políticos. Assim, continuamos a valorizar a aparência em detrimento do conteúdo. Enquanto isso acontecer, nada ou pouca coisa irá mudar.
Abs.. e por favor, comentem este post.
Concordo com você.
ResponderExcluirFelipe Neto é totalmente forçado. É triste ver as pessoas assistindo e amando seus vídeos. O problema é que ele só diz coisas que todos já sabem. Ele não traz absolutamente NADA inovador. Acho que ele pode ser considerado um atraso cultural para a atual juventude, sério! A coisa mais fácil quando o tema é política é dizer que é tudo uma merda. Ninguém quer entender o problema. Alguém com tanta popularidade como o FN poderia tentar mudar isso já que ele influencia tanta gente ao invés de fazer esse discurso "estéril e débil" como você colocou.
Um texto muito bom, parabéns!
p.s: sou amiga da Lilinha e ela me passou seu blog.
Legal ter pessoas de fora da escola comentando. valeu..
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirConcordo com os dois.
ResponderExcluirÉ muito fácil criticar a política e os políticos, tecendo um discurso revoltoso e sem conteúdo.
O mais curioso é notar a alta popularidade de alguém tão sem noção e contraditório. Isso, realmente "não faz sentido".
Discursamos e somos críticos especialistas, mas mudar dá muito trabalho. “Vou-me embora pra Pasárgada”, pois sempre foi assim e sempre será. Que pensamento é esse? Afinal, somos ou não capazes de mudar a realidade em que vivemos?
Alguns acreditam que sim. Outros que não. Mas se olharmos pra História (ou para a Física) veremos que a inércia não é a solução.
P.S: Que bom você por aqui, Gabi!
Concordo plenamente com os últimos comentários.
ResponderExcluirQuem esse FELIPE NETO? -Q
Esse menino não sabe nem o real significado do que é sistema político. O que seria de nós sem as revoluções , ele está revoltado com o que ? ele nem vai votar de acordo com o seu videozinho!
Como ele quer mudar algo sem votar , esse é o ponto de partida para mudança!