Final de mais um trimestre. Hora dos alunos pegarem o resultado de seus esforços. Na educação brasileira esse esforço é traduzido tradicionalmente em uma nota, ou seja, em um resultado quantitativo.
Porém, o que a maioria dos estudantes desconhece(ou não percebe) é que nessa nota podem estar ocultas outras habilidades muito mais importantes que não apenas a mera decoreba de conceitos e fórmulas.
Assim, o conceito qualitativo é definido pela capacidade de leitura, vocabulário, escrita, oralidade, organização, disciplina e responsabilidade do aluno com sua educação. Nota-se que para os melhores alunos "gostar" ou não de uma determinada matéria é secundário. Define uma profissão ou aptidão, mas não é medida de seu esforço.
Em recente reportagem publicada no jornal A Gazeta, um professor de Engenharia Eletrônica da USP disse que uma das coisas que mais o surpreendeu nos estudantes brasileiros foi a falta de disciplina. Alunos que chegam atrasados e não veem problema nenhum.
Então somados os conceitos qualitativos e quantitativos percebe-se uma nota final ruím de nossos alunos. Claro que professores ruíns e despreparados existem aos montes, mas não podem ser a única razão para o fracasso escolar. Creio que a falta de uma visão mais concreta sobre a importância do estudo(mesmo que se dê a médio/longo prazo)ainda está longe de acontecer.
Abs...
O que acontece em alguns casos na escola, é que, os alunos vão pra para a mesma com o desejo de adquirir nota, e não adquirir conhecimento. Para alguns, quanto mais notas ' fáceis 'é melhor, porque seria uma garantia de que passaria para a próxima série. E assim vai deixando alguns professores confortáveis com a situação, trabalhando que nem um robô dando notas, sem ser um formador de opinião. Sem sombra de dúvidas, um professor dedicado é ótimo para o aluno, um professor rígido pode não ser valorizado agora pelo jovem, mas sim no dia que o aluno passar em um concurso, lembrando que aprendeu o assunto na ' marra '. O aluno tem que buscar seus direitos, buscar eduação de qualidade, buscar um professor que passe matéria, que faça debates, que seja determinado, talvez alguns professores nem gostam dessa pressão, porém, outros já animam e passam ir com vontade para às aulas, sabendo que vai poder passar conhecimento para alguém.
ResponderExcluirOu seja, como você falou, depende tudo do esforço, pois sem ele, o sucesso se torna irreconhecível.
Concordo com o xará aí de cima.
ResponderExcluirA verdade é que os jovens brasileiros estudam pelo "ter" e não pelo saber. Até por que, como disse Milton Santos, não é fácil ser intelectual no Brasil. Quando alguém fica respondendo as coisas na sala já é logo taxado como o nerd que se acha. Quando não curte as modinhas do momento então... Isso é ridículo. A pessoa se sente obrigada a adaptar-se à massa medíocre.
O povo parece preferir a má qualidade. Vê programas de TV de ruins a péssimos e por aí vai. Cabe uma intertextualidade com o post sobre o bom e velho rock: temos excelentes compositores nacionais recentes - só que escondidos, é claro - e eu tenho que ver a Restart levando 5 prêmios.
Cultura o Brasil tem de sobra. O que falta é o interesse por ela.