Final de ano chegando e também o término de mais uma etapa na vida de milhões de jovens brasileiros: o Ensino Médio. Há quase três décadas atrás (acreditem, não faz muito tempo), terminar o 2º Grau(antigo Científico) era o sonho da grande massa de estudantes, uma garantia de um emprego. A educação superior não era sequer um sonho para a maioria da população e a escolha de uma profissão, que derivasse de mais quatro anos de estudo, era possível somente para os mais ricos ou aqueles muito obstinados.
Mas o Brasil, aos trancos e barrancos, vai revertendo esse quadro. O Ensino Médio já não é mais garantia de emprego(pelo menos com boa remuneração) e a faculdade começa a entrar na vida de milhões de brasileiros.
Sabemos que ainda falta muito para uma educação de qualidade para todos. Existem muitas diferenças entre as escolas públicas do mesmo estado e até do mesmo municípo, só isso já justificaria alunos que moram longe da suas escolas.
Visto isso, gostaria de colocar também a questão da carreira. Dúvida inglória, mas ao mesmo tempo bem vinda(antes, nem isso). O certo é que escolher uma profissão aos 17, 18 anos, num mundo que muda velozmente, onde profissões desaparecem num piscar de olhos, substituídas pelo avanço tecnológico ou pelo descaso dos governos(professor é uma delas) é uma tarefa das mais difíceis. Dependendo das variações do mercado, uma atividade que apresenta ser lucrativa hoje, pode tornar-se uma grande furada.
Enfim, se posso dar uma conselho ao jovem que for escolher uma profissão (de nível universitário, ou não) exerça-a com paixão, orgulho e correção e que a defenda com unhas e dentes. Só assim, garantirá sua satisfação pessoal e profissional.
PS: Se mais tarde, estiver insatisfeito com o que escolheu, tudo bem. Ter coragem para mudar já é um grande passo no caminho do sucesso.
Quero ser jornalista desde a 7ª série. Todos dizem que tenho talento pra isso. Agora só falta passar, né.
ResponderExcluirMas eu quero fazer outros cursos *--* Amo Gastronomia, Audiovisual, Geografia... Não vai dar pra fazer tudo. Acho que vou fazer faculdade até eu morrer, hahaha...