quarta-feira, 20 de outubro de 2010

IMPOSTOS: O QUE VOCE TEM A VER COM ISSO?

Desde o primeiro momento em que o homem começou a se organizar de maneira mais complexa (aparecimento do Estado) os impostos estão presentes nas nossas vidas. Cabia ao Estado arrecadar os excedentes, distribuí-los entre a população que não os produzia, e também repartí-lo entre seus aliados.

No Brasil a carga tributária é uma das mais altas do mundo e seu retorno à sociedade, um dos piores. Ninguém duvida que os impostos e taxas são necessários para o investimento e funcionamento do país. Porém, devido a inúmeras falhas- corrupção, má administração, arrecadação desigual entre ricos e pobres, o sistema tributário brasileiro é cruel. 

Os muito ricos acabam pagando menos impostos do que os mais pobres, uma vez que a renda das classes menos favorecidadas é muito menor e os impostos embutidos no consumo são inúmeros. Assim, os trabalhadores que ganham até um salário mínino(maioria no país) tem que se contentarem com os serviços públicos de péssima qualidade. 

Uma solução para esse probema seria a Reforma Tibutária. Só que por melhor que seja, esbarra num dilema: nem situação, nem oposição querem de fato fazê-la. Usam o tema dos impostos meramente por uma questão política. Mas nehum grupo(seja de fora, ou de dentro do governo) quer efetivamente a redução da carga tributária, nem melhorar os mecanismos de combate à sonegação e à corrupção. Se feita, os governantes perderiam sua maior fonte de renda e barganha.

Mesmo com esse quadro desolador devemos nos mobilizar. Primeiro, é inprescindível exigir a nota fiscal seja do pãozinho nosso de cada dia até uma compra mais cara. Segundo, cobrar do governo( e isso significa protestar veementemente) mais transparência de quanto arrecadamos e melhores explicações sobre os impostos. E se nada disso funcionar, fica a lição de Ghandi: façamos um grande movimento de desobediência civil.

Sei que parece tudo muito utópico, afinal não temos um povo que se qualifiique pela consciência crítica e coletiva. Mas podemos tentar(sempre). E para ajudar a dar um empurrão nesse movimento, os alunos do 3M5 farão uma campanha de esclarecimento sobre essa questão. Será no dia 25 de outubro, nas dependências da escola "Irmã Maria Horta".

Abs a todos...

Um comentário: