domingo, 31 de outubro de 2010

O QUE ESPERAR DE UMA MULHER NA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA?

O Brasil está, a cada eleição que passa, solidificando a condição de um país democraticamente maduro e desenvolvido. A campanha eleitoral, apesar de todos os percalços como o fraco debate de ideias, a baixaria demagógica dos candidtatos(todos tem seu calcanhar de Aquiles), o grande número de abstenções e a parcialidade da imprensa em favor do candidato tucano conseguiu cumprir com seu objetivo maior que é a transição de poder de forma pacífica e de modo que respeitasse todas as correntes ideológicas.

Mas o pleito que se finda trouxe à baila mais uma faceta da democracia à brasileira: depois de elegermos por duas vezes um ex-operário, quebramos mais um paradigma e agora temos uma mulher à frente do cargo mais importante do país: a de chefe do poder Executivo.

E não é só no Brasil que esses paradigmas estão sendo quebrados. Os EUA elegeram, depois de décadas de segregação racial, um negro para presidente. Na América Latina, chilenos e argentinos aclamaram mulheres para governá-los.  Assim, depois de séculos de opressão, ditaduras e exploração tudo leva a crer que há um caminho para a concretização dos antigos ideais anti-colonialistas de liberdade e justiça.

Não temos bola de cristal para prever que Dilma irá, por si só, acabar com a desigualdade, a violência contra a mulher e vencer tantos outros desafios que estão por vir. Mas pelo menos sua vitória significa que a mentalidade do brasileiro está mudando e quem sabe, com um pouco de boa vontade e de sorte (o mercado é imprevisível) consigamos dar mais um passo em direção ao tão sonhado "país do futuro".

 

8 comentários:

  1. Isso é um comentário ou um texto, Lílian?
    kkk'

    ResponderExcluir
  2. Dilma, Dilma!
    Que se inicie uma nova página na nossa história!

    ResponderExcluir
  3. Uma página FELIZ na nossa história, afinal, não são todas que trazem coisas boas. Já vivemos tristes "anos de chumbo".Espero que os próximos capítulos nos levem ao um "feliz para sempre".

    ResponderExcluir
  4. Fico feliz com a vitória de Dilma, embora não fosse minha primeira opção. Fico mais tranquila ainda com a derrota de Serra.
    Logicamente, essa eleição entrará para a história como a mais infame e inexcrupulosa campanha eleitoral, onde certo candidato perdeu todas as referências éticas e morais e fez do "vale tudo" uma vergonha nacional.
    Parabéns ao povo brasileiro que não se deixou enganar por todas as baixarias e calúnias tão propagadas em mais uma disputa eleitoral.
    Tomara que consigamos dar mais um passo em direção ao tão sonhado "país do futuro".
    Att,

    ResponderExcluir
  5. Fico feliz que a empolgação com a política não termine juntamente com a eleição. Mas me parece que a Dilma tem uma vantagem em relação ao Lula: a sua dureza.
    No seu discurso, após a confirmação da vitória, não se deixou levar pela emoção barata e clichês.
    Pode ser que a LULISMO ,perca espaço e o governo torne-se mais pragmático e menos paternal.
    ABS..

    ResponderExcluir