segunda-feira, 6 de junho de 2011

O ESTADO E A VIOLÊNCIA


Na semana que passou e no início desta, os governos dos estados do ES e RJ passaram por uma grava crise envolvendo uma das partes mais sensíveis de seus poderes: a polícia.

No capítulo 6 do livro “Política” é discutido justamente esse tema: O Estado e a Violência. Escrevi na ocasião que o emprego da força não é EXCLUSIVO de regimes fechados, ditatoriais. Assim, o emprego da força, é uma das atribuições do Estado.

O que temos que discutir é de que maneira essa força é utilizada. Ao mesmo tempo que a polícia está resguardando o direito das pessoas de ir e vir e protegendo o patrimônio público, quem se manifesta também tem o direito de ser protegido.

Vale lembrar também que existem outras formas de violência empregadas pelo Estado:A violência econômica, cultural, social praticada pelas elites dirigentes são tão ou mais perversas do que a violência física.

Para além dessa questão da violência, o que se viu foi também a fraqueza do governador Renato Casagrande em NÃO conduzir o episódio. Deixou no ar uma clara impressão que se esconde nas horas difíceis de seu governo. Será que o povo capixaba votaria nele depois desse papelão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário