Venho com uma música do Gabriel, o Pensador, na cabeça há muito tempo. Principalmente por uma passagem que diz assim: "aquilo que o mundo te pede, não é aquilo que o mundo te dá"
Como professor há mais de dez anos, sempre tive a preocupação com meus alunos também pós-escola. Como eles vão enfrentar o mercado de trabalho? Como vão encarar as demandas de uma sociedade cada vez mais exigente e intransigente? Terão habilidades e competências para tal tarefa? E se fracassarem, serão acolhidos ou jogados aos leões? Como conciliar as obrigações de adulto e a vida instável de adolescentes?
Enfim, as perguntas são muitas, mas infelizmente as respostas estão cada vez mais raras. Poderiam dizer os "doutores" em Educação que a resposta é só estudar com afinco que o sucesso virá. Outros dirão que o sucesso profissional depende de uma boa rede de contatos e da maneira como nos relacionamos na vida social e no ambiente de trabalho.
Nada me parece tão simples assim. Não quer dizer que rejeito tudo o que foi dito acima, mas me parece que alcançar o topo da felicidade pessoal e profissional está cada vez mais complicado. E motivos para acreditar nisso não me faltam: a Escola está cada vez mais perdida na tarefa de educar (transmitir(?) conhecimentos); a Família cada vez com menos tempo para seus filhos (pais cada vez mais egoístas_"já fazemos nossa parte"); a Sociedade cada vez mais excludente e propensa somente à compaixão que aumente os índices do "ibope".
A única coisa que tenho certeza é que precisamos urgente acabar com o "jogo do empurra" sobre de quem é a culpa pelo fracasso dos nossos jovens. Dialogar, dar voz aos agentes envolvidos e não tratar a educação como mercadoria já é um ótimo começo.
PS: Comecei esse texto com uma frase do Gabriel, o Pensador, mas termino com uma música do Legião Urbana: "Há tempos". Link abaixo.
http://www.youtube.com/watch?v=aQo4W3JciKo&feature=related
PS: Comecei esse texto com uma frase do Gabriel, o Pensador, mas termino com uma música do Legião Urbana: "Há tempos". Link abaixo.
http://www.youtube.com/watch?v=aQo4W3JciKo&feature=related
Nenhum comentário:
Postar um comentário