domingo, 13 de fevereiro de 2011

VOCÊ JÁ LEU O JORNAL HOJE?

Apesar de nos últimos tempos ter crescido o número de pessoas que tem na internet sua principal fonte de informação e conhecimento, a leitura rotineira do jornal (impresso) é ainda de grande importância para aumentar o vocabulário, a concentração, e o mais importante a capacidade de se analisar criticamente os acontecimentos.

É claro que o jornal perdeu há muito tempo o "furo" da notícia. É impossível circular em tempo real e custa muito mais caro que as edições on line. Mas mesmo assim ainda é imprescindível na formação de bons leitores, alunos, e cidadãos.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

E NUM PAÍS DISTANTE E MILENAR, A FORÇA DO POVO IMPERA..

Diz o senso comum que somente a Democracia é capaz de dar condição ao povo de lutar pelos seus direitos.
Pois bem, após 30 anos de poder, num regime de exceção, o presidente do Egito renuncia. Foi necessária uma grande batalha entre o povo (representado em sua mais complexa diversidade) e as forças "legalistas".

Mas o que realmente podemos perceber é que não foi a Democracia que propiciou esse evento de proporções ímpares na História. E sim o fato do povo ter se unido em uma só voz, uma só vontade.

É claro que isso não se consegue do dia pra noite. É um processo longo, complexo, cheio de idas e vindas. E também feito não só por atores locais, mas por internacionais também (interesse americano no governo que  agora foi deposto). Mas como diz o ditado: "antes tarde do que nunca".

E como podemos contextualizar o que aconteceu no Egito, com o que acontece no Brasil? A grosso modo, podemos dizer que depois da conquista da Democracia, poucas vezes o povo brasileiro exerceu o seu direito à insatisfação com os governantes, de forma tão veemente como a vista naquele país. (Collor foi o primeiro e talvez único caso).

Então deixo mais uma reflexão no ar para vocês, caros leitores: Por que o brasileiro se acomodou depois de ter conquistado tantos direitos?

PS: Lutar contra o aumento da passagem, ao meu ver, é muito pouco pra uma sociedade que lutou contra os anos de chumbo da Ditadura.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O AVANÇO TECNOLÓGICO ESTÁ ALTERANDO NOSSO COMPORTAMENTO?

Está cada vez mais difícil conseguir achar boas ideias pra postar aqui. Mas, dando uma olhada na internet (sempre ela!) achei uma discussão que pode ser interessante: até que ponto a tecnologia está alterando nosso comportamento?
Essa alteração é mais benéfica ou maléfica?

Claro que não pretendo lançar nenhum tratado sobre o assunto, mas a discussão vale a pena. Por exemplo, o uso do celular. Esse aparelhinho (que já pesou quase dois quilos!) está em todos os cantos. 

Todas as profissões aderiram ao uso da comunicação móvel, e pasmem, podemos até pagar contas através dele. Por outro lado, em certos espaços, o uso do celular atrapalha. Notem que eu não to criticando o aparelho e sim o mau uso dele feito, por exemplo, pelos estudantes, motoristas e outros. Esse uso inadequado gera problemas como a dificuldade de aprendizagem e acidentes de trânsito.

Então volto ao tema, e respondo à pergunta: sim, nosso comportamento está sendo alterado. Comemos alimentos mais industrializados, fazemos menos atividades físicas, causamos mais acidentes de trânsito e não prestamos atenção nas aulas. 

Claro que poderia citar uma série de coisas positivas, mas prefiro discutir o que não está funcionando.

Até que para alguém que estava sem ideia para esse post, o texto rendeu. E aí? qual a sua opinião?


domingo, 6 de fevereiro de 2011

ENQUANTO O MUNDO PEGA FOGO, VOCÊ JÁ APRENDEU A DANCINHA DO ""Tchubirabirom"?

Poís é amigos leitores, enquanto o mundo pega fogo a "massa" só quer saber da nova dancinha do verão.

Antes que me chamem de chato recalcado, quero dizer que não tenho nada contra os baianos. (Dorival, Caetano, Raul Seixas, Jorge Amado, Zélia Gatai e tantos outros excelentes representantes da Bahia).

A questão é mais embaixo: É a velha mania do brasileiro de só começar o ano depois do Carnaval. Aí meu amigo, será tarde demais: a passagem já aumentou; o preço da carne disparou; os salários dos deputados (e todos os efeitos cascatas) reajustados. Também temos a política internacional "bombando", com as manifestações no Egito, etc.

Enfim, só quero dizer que já passou da hora de acordarmos. Ou vocês preferem uma última "dancinha"??