sexta-feira, 1 de outubro de 2010

E AGORA, COMO FICAREMOS SEM ZICO NAS TARDES DE DOMINGO NO MARACANÃ..


Acordei hoje para trabalhar e como sempre( nem tanto) ligo o computador para saber o que perdi durantes as poucas horas em que estive dormindo. Entro no site da Globo e quase não acredito no que leio. Zico, maior ídolo da minha geração, acabara de deixar o Flamengo.

Essa notícia me fez voltar no tempo, mais precisamente em 1985. Tinha apenas dez anos quando veio a notícia(essa sim, inacreditável) que nosso maior craque estava de malas prontas para a Itália. Foi como eu e milhões de pessoas ficássemos órfãs. Daí o título deste texto, que lembra uma música do Moraes Moreira. Recordo que chorei muito e não entendia como uma pessoa tão querida pudesse nos deixar assim, de repente.

Mais tarde fui entender que existia o interesse de outras pessoas, que o clube não era prioridade nem seu torcedor, mas sim o dinheiro. E por que eu estou falando sobre um cara que muita gente desta geração nem sabe quem foi? O que o episódio da saída dele de um clube tem a ver com o tema do Blog? Simples. Zico chega ao Flamengo querendo mudar as coisas. Transformá-lo de novo naquilo que sempre foi: respeitado, vencedor e, principalmente, apaixonante.

E é justamente isso que a maioria de nós queremos, pessoas capazes de priorizar a ética, a honestidade e o compromisso com o povo. Mas o tempo passa e aqueles homens e mulheres que tanto acreditávamos nos decepcionam. Não que eles tenham se entregue à corrupção, aos interesses escusos da elite podre do nosso país. Só não conseguem agir, são engessados pelo chamado SISTEMA. E, finalmente , coagidos e ameaçados em sua integridade física e familiar, nos deixam.

Não estou, em hipótese alguma, criticando a atitude de Zico, só lamentando que até mesmo pessoas como ele, vencedoras, honestas e idealistas que carregam a esperança de toda uma nação decidam sair de cena.

Parafraseando o que escrevi no início, pergunto: e agora, como ficamos sem pessoas como Zico?

PS: Este texto é para todos aqueles que amam o futebol e ainda tem esperança no Brasil.

6 comentários:

  1. Ele foi inteligente de ir pra outro país quando teve oportunidade , o dinheiro move tudo, mas vai chegar uma hr em tudo vai BRECAR.

    ps: tbm sua aluna a noite no pré-enem e você nem sabe!

    ResponderExcluir
  2. Zico é um dos maiores ídolos do Futebol brasileiro e, sem dúvidas, sua demissão é uma grande perda para a torcida rubro-negra e amantes do futebol.
    A saída de Zico leva consigo a esperança de mudanças e revela a vitória da mediocridade que assola o cenário futebolísco, onde a ética e honestidade somem na mesma velocidade que uma bola em campo.
    Morre no coração de Zico "esse Flamengo de hoje”, morre nos nossos esse futebol contemporâneo, onde a ganância fala mais alto do que a paixão. Lamento a saída do honrado Galinho.

    Abraços alvinegros,
    Lílian

    ResponderExcluir
  3. Olhando o retrospecto do Futebol Brasileiro, vemos que não mudara nada.
    Vivemos num mundo onde tudo é um simples jogo, mexe pauzinhos aqui,tira pauzinhos ali.
    No dia em que o mundo parar com isso tudo ficara bem,já que não está nada bem..

    ResponderExcluir
  4. Um simples jogo. Onde o juiz é cego, os cartões vermelhos não são usados, faltas não são cobradas e impedimentos não são marcados.

    Bem vindo ao blog, Cássio!

    ResponderExcluir
  5. Brigado Lilian!

    E outra, onde quem ganha e quem ter maior poder,dinheiro e influência!

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente, Cássio.
    Mas nem sempre foi assim. O futebol se corrompeu quando começaram a ver nele uma máquina de fazer dinheiro.
    O futebol é o cerne da nossa cultura, e é uma pena que tenha se degenerado a tal ponto.

    ResponderExcluir