Temos no Brasil uma infinidade de impostos e suas siglas indecifráveis (Como o espaço aqui é curto colocarei um link no final com os principais). E na maioria das vezes conhecemos apenas uma pequena parte deles: Imposto de Renda. IPTU, IPVA,INSS e por aí vai. Pior ainda é não termos controle sobre o destino de nosso dinheiro, afinal não da para confiar nos TCU's.
O número de casos de abusos praticados por nossos governantes, independente da sigla partidária, é gicantesco. Estima-se que no Brasil de cada R$3,0 arrecadados, R$1,0 é desviado de seu destino final.Ainda assim, o dinheiro que chega acaba sendo utilizado de maneira equivocada, seja para obras inúteis ou tão faraônicas, que nunca ficam prontas (ALÔ Coser).
Para piorar a situação, parte considerável da população brasileira compra planos privados de saúde, de segurança e paga mensalidades de escolas particulares para seus filhos. Talvez, por aceitarmos tão facilmente que os serviços públicos são ruins por natureza, acabamos tendo uma atitude acrítica frente a essa realidade.
Então chego no ponto central do meu comentário: a nossa passividade diante dessa questão. Se pagar impostos é um dos deveres mais importantes do cidadão e o que permite o Estado cuidar de seu povo, cobrar o uso correto do nosso dinheiro deveria estar no topo da nossa lista de ações cidadãs. Deveríamos prestar atenção na maneira do Estado em nos cobrar os tributos atrasados como sequestro de bens e multas pesadas então daríamos o troco, e seguiríamos um dos conselhos de Gandhi: A desobediência civil.
Mas como o conselho acima é muito difícil de ser seguido, proponho aproveitar este momento de maior aproximação dos políticos (que mais parecem o cometa Halley) com seus eleitores, e intimá-los a dar explicações de como usaram nosso dinheiro nesses últimos quatro anos.
E, quem sabe, com um pouquinho mais de sorte, conseguiremos cobrar nossos distintos empregados durante todo o seu mandato.
Ps: Aqui está a lista de impostos. Será que conhecem todos? Aguardo comentários. Abs...
Impostos ? São só uma forma camuflada que o governo acha para arrancar o dinheiro suado dos cidadãos de bem.Somos forçados a pagar impostos que muita das vezes nem sabemos quais são seus verdadeiros fins e destinos.
ResponderExcluirParece que estamos cercados de impostos,e não temos para onde correr e para onde nos esconder se boa parte do que pagamos é imposto.
Seja um plano de saúde,seja nosso IRPF.
Todos os dias ouvimos candidatos prometendo diminuir os impostos,mas acho que essa é uma promessa um pouco difícil de ser cumprida.
Tal promessa é um tanto inuzitada não acham?
O problema maior é que ninguém sabe votar em um candidato descente,porque se fosse para o Brasil progredir verdadeiramente,isso já teria acontecido,já que muitos prometem tanto,e nada fazem.
E não será esse tipo de reinvidicação que os farão mudar de idéia.
O que nos resta é continuar lutando por nossos direitos,até que sejamos ouvidos.
Todos os Politicos dão graças a Deus que a Maioria da População não tem nenhu interesse por Politica, ficam felizes com copa do mundo, olimpiadas; Mau sabendo eles que os politicos dão gargalhadas por suas ignorancias.!
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=dAQkMjebkeA
este video retrata mais ou menos nosso dia-dia.
Impostos, impostos, impostos...
ResponderExcluirSempre impostos.
Quanta imposição!