segunda-feira, 25 de abril de 2011

(IN) DISCIPLINA ESCOLAR: UMA QUESTÃO DE POSTURA.

Abro espaço neste blog para falar/dialogar sobre a relação Disciplina X Indisciplina dentro da escola. (claro que esse assunto também encontra eco dentro da nossa vida em sociedade).

 Mas o  que vem a ser um ato indisciplinado? Como reconhecê-lo, interpretá-lo e administrá-lo? Uma conversa entre colegas no meio de uma explicação não quer dizer, necessariamente, que há uma vontade deliberada de atrapalhar a aula do professor. Pode ser que eles estejam se distraindo, aliviando a tensão. Às vezes isso pode ser exagerado, mais ou menos frequente. Indisciplina é parte do processo da disciplina, como o descanso é parte do trabalho. Ninguém consegue trabalhar o tempo todo, tem que ter prazer. Ninguém consegue ser racional o tempo todo, tem que ter emoção. Ninguém consegue ser disciplinado o tempo todo, tem que ter indisciplina.

Então qual a fórmula mágica para resolver o impasse entre alunos e professores? Mais uma vez, como em outros textos, digo que não tenho resposta pronta, prefiro construí-la com vocês. Mas posso afirmar que a  solução passa por todos os envolvidos, não se deve achar um único culpado. É preciso uma mudança no olhar. Cabe ao aluno perceber o quão difícil é o trabalho do educador, e esse último,  cabe olhar para dentro de sua prática e visualizar, se não está ali, a origem da indisciplina.

Porém, é bom lembrar que, disciplina e indisciplina estão na escola na justa medida em que estão as informações , o conhecimento, os processos de ensino/aprendizagem, alunos e professores. Se um desses elementos acabarem, pode ser que a escola também termine.

2 comentários:

  1. olá professor... boa noite, usando o exemplo de conversas paralelas como indisciplina, posso dizer que isso ocorre talvez pelo fato da aula aparentemente está chata o que na verdade não é, pode ser o material apresentado que não esclareceu bem a aula dada, confesso que quando o assunto era politica custava muito a entender apanhei muito lendo aquele livro,quanto mais estudava mais perdida eu ficava e só entendia realmente quando você passava videos e reportagens mais recentes sobre o assunto ou quando a Lilian me dava aulas particulares na mesa,e quando era discussão sobre o assunto na sala aí que eu viajava legal na aula, é lógico que não tem como ficar passando filme e video direto e tem se abrir discussões, mas é bom o professor perguntar: o que você sabe realmente sobre o assunto?, pra ver se precisa ser esclarecida alguma dúvida e não ficar jogando mais informações, e ser mais direto a quem perguntar, acredito que o professor saiba quais são os alunos que mais tem dificuldades pergunte a eles!!, geralmente são os que mais conversam, por não entenderem o assunto perdem o interesse pela aula e acabam conversando mesmo. A idéia é unir o útil ao agradável, fazer com que as aulas fiquem mais "gostosas"(interessantes) e menos cansativas, trazer todas as atenções para aula mais sem torrar nossos neurônios, isso só pode ocorrer é claro com o trabalho mútuo entre professor e aluno.
    é isso aí ficou grande mas espero que entenda o que eu quis passar. ateh...

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  2. Olá Deyse.. Realmente você tem razão em muitos pontos como o fato da aula não ser interessante para o aluno e isso gerar uma atitude de indisciplina.
    Mas temos que reconhecer que nem sempre teremos tarefas agradáveis para serem feitas e , nem por isso, deixaremos de ter disciplina.

    Valeu pelo comentário e continue seguindo o blog e participando das discussões..abs

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