sexta-feira, 6 de agosto de 2010

CAP.7 O QUE O ESTADO FAZ

Bom, esse capítulo lembra muito as aulas de Iluminismo, liberalismo político e Revolução Francesa,

A concepção da divisão dos poderes vem dos pensadores iluministas que influenciaram não só a Revolução, mas toda uma época. Assim, pelo menos, o poder não estaria concentrado nas mãos de uma só pessoa. Por outro lado, não evitava o poder nas mãos de uma elite(mas isso é outra história).

Outra questão apontada no texto é que o pepel de fazer leis nem sempre é de exclusividade do vereador, deputado ou senador. O presidente, governador e prefeito, dentro da Constituição, também podem fazer leis.

Até mesmo o povo pode fazer leis. desde que tenham caráter de relevância social.

O poder judiciário é um caso à parte. Só entra em ação quando houver um chamado, ou no caso, um processo. É o órgão responsável para resolver os conflitos entre os indivíduos e zelar pela correta aplicação das leis.

O Estado não tem só a administração política de um país como sua função. Na área econômica, mesmo em países com um capitalismo muito bem resolvido, o Estado tem papel de destaque. Basta ver a última crise global. Os EUA, com dinheiro público, tiveram que socorrer bancos, empresas, etc.

O interessante é que a iniciativa privada sempre foi contra a intervenção do Estado na economia. Mas quando se precisou dele, e foi mais de uma vez, não se fez de rogada.

Hoje, a presença do Estado é de suma importância para a sociedade. Desde que não extrapole seu papel nem sirva de meio para as pessoas ganharem dinheiro às custas da sociedade (corrupção, mensalão etc)

Pra terminar, aconselho a responderem as perguntas ao final do capítulo..
Abs

Nenhum comentário:

Postar um comentário