Matéria publicada no jornal A Gazeta deste domingo(25/07), diz que 40% dos eleitores não votariam se não fossem obrigados.
Dentre os motivos para tal número a matéria destaca a falta de confiança na classe política, a corrupção, o não cumprimento do papel de representar o povo e que os poíticos so cuidam dos seus próprios interesses.
Veja matéria completa acessando o link: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2010/07/656542-pesquisa+aponta+desanimo+de+capixabas+com+as+eleicoes+2010.html
Comente, participe
O voto facultativo seria de fato uma demonstração de democracia, mesmo sabendo que haveria uma evasão do número de eleitores, movidos pela desmotivação, outros desenteressados e muitos engajados em movimentos para reforma do sistema político brasileiro,acredito que seria um grande avanço!
ResponderExcluirPrecisamos mudar a realidade, nós jovens precisamos lutar através de atitudes jovens, devemos repassar nosso conhecimento e não apenas ficarmos com ele no plano das ideias.
Estamos tão ANESTESIADOS pelas políticas que nos satisfazem o curto prazo, pelo "comodismo" com relação as questões sociais que esquecemos de levatar a bandeira da igualdade.
Não podemos ser a plateia e assistir as atrocidades que ocorrem com a MASSA ESMAGADORA da população brasileira.
Por um BRASIL MELHOR!
(ainda resta esperança)
Rayanne Matiazzi 3M2
Concordo com a Raiane quanto o fato de que se o voto fosse facultativo,seria uma forma de democracia. Mas acho que isso seria uma atitude errada por parte da sociedade,se optassem por não votar,tendo em vista que o voto,é um dever de todos,é a garantia de que nossos direitos,problemas sociais,e etc,sejam solucionados.O intuito de votar,é garantir que o povo terá voz e poderá obter melhorias em sua qualidade de vida,de acordo com as tomadas de decisões dos governantes elegidos.É claro, que devemos saber em quem estamos votando,analisar propostas,procurar saber mais sobre os candidatos,mas não deixar de votar! O voto não é obrigatório,mas é necessário.
ResponderExcluirJuliana,3M4 .
Sem entrar no mérito de que, com a obrigatoriedade, o voto perde sua conotação de direito e torna-se um dever, o que nós, cidadãos, devemos ter, é a consciência de que, o voto é meio de melhorar aquilo que julgamos ser prejudicial à população, como a corrupção e o não cumprimento do papel político, como citado no post.
ResponderExcluirNão votar, assim como não cobrar do candidato eleito o cumprimento das promessas feitas em época de eleição, é ser complacente, é aceitar a realidade de braços cruzados, deitados numa rede, com venda nos olhos, tirando uma soneca, enquanto aqueles que deveriam nos representar e lutar pelo nossos interesses se alegram e aproveitam da nossa mísera situação.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir